ATENDEMOS TODO O BRASIL
SAIBA TUDO SOBRE A BUSCA E APREENSÃO DE VEÍCULOS
CONTATO RÁPIDO
O QUE É A BUSCA E APREENSÃO?
A Busca e Apreensão é um processo judicial cível com objetivo de retomar o bem dado em garantia(seu carro) do contrato do financiamento quando se torna inadimplente.
Ao realizar um financiamento de veículo junto aos bancos e financeiras, o bem em questão é determinado como garantia no contrato.
Isso é feito com a objetivo de estabelecer uma segurança maior aos bancos em caso de inadimplência.
Ao atrasar as parcelas do financiamento a instituição financeira pode acionar a justiça pedindo a busca e apreensão do veículo que é autorizada por um juiz.
QUANTAS PARCELAS EM ATRASO ACONTECE A BUSCA E APREENSÃO?
De acordo com o Decreto-lei 911/69 o simples fato de atrasar um único dia a parcela do financiamento, automaticamente o banco já tem direito de ingressar com ação de busca e apreensão.
Existe um pensamento popular no qual a grande maioria das pessoas acreditam que a busca apenas ocorrerá a partir da 3ª ou 4ª parcela em atraso. Não se engane!
Ocorre que a busca e apreensão, por se tratar de uma ação judicial demanda um alto investimento com honorários advocatícios e custas processuais. Devido à isso, a busca e apreensão se torna um risco eminente à partir de 60 dias em atraso, pois antes de investir alto valor com processo judicial, os bancos costumam ligar incessantemente para cobrar as parcelas. Caso as ligações de cobrança sejam infrutíferas, o próximo passo é ação de busca e apreensão.
COMO EVITAR A BUSCA E APREENSÃO?
A chave para evitar a apreensão do seu veículo é agir antecipadamente!
Infelizmente, a legislação brasileira é gritantemente favorável as instituições financeiras. Uma vez que o veículo foi apreendido só existem duas hipóteses para recupera-lo.
Enquanto ainda está com a posse do veículo existem inúmeras medidas que podem ser tomadas para evitar a apreensão do bem. Sendo assim, é primordial que procure uma assessoria especializada para lhe orientar como proceder e garantir que não perca o veículo.
Se você recebeu alguma notificação do banco ou financeira sobre as parcelas em atraso, você corre o risco de ter seu veículo apreendido a qualquer momento!
A Lei determina que antes de expedir o mandado de busca e apreensão do veículo é necessário notificar o cliente por carta com AR (Aviso de recebimento) ou protesto em cartório. Mas não é exigido que o próprio titular do contrato receba esta carta. Sendo assim, se um terceiro como vizinho, parente ou porteiro do seu prédio receber a notificação e por algum motivo não entregar a você, é considerado válido para que o banco prossiga com a apreensão do bem.
Se está com parcelas em atraso entre em contato com nossa equipe agora mesmo e evite a busca e apreensão do seu veículo!